Sep
13

Saiba como escolher o modelo certo de óculos para o seu rosto

28734033825db383b158e41ac1fec388

Além de corrigirem a visão, os óculos viraram itens fashion e de desejo. Com tantos modelos diferentes no mercado, fica difícil escolher qual armação combina com o seu formato de rosto. Afinal achar um que fique perfeito para o formato do seu rosto exige disposição para experimentar vários modelos até achar o seu preferido. Muita gente não tem paciência para pesquisar a melhor armação, não gosta de nenhuma ou prefere usar lentes de contato deixando o óculos para quando realmente precisa. Mas óculos é um acessório como qualquer outro, e eu pessoalmente acho super charmoso, uso mesmo sem grau hehe já comprei vários modelos só para compor o look e dar um up no visual! Para não errar, há cinco pontos fundamentais que devem ser considerados na hora da compra:

  • A pupila deve estar centralizada no desenho da armação, como se fosse um alvo.

  • O apoio no nariz deve ficar confortável e encaixar bem, sem marcar a pele.

  • A armação deve sobrepor a parte inferior aos olhos, de forma a disfarçar as olheiras.

  • As sobrancelhas devem acompanhar o formato da armação. Os óculos não devem ultrapassá-las, ou seja, as sobrancelhas não podem ficar dentro da lente.

  • As hastes devem ficar bem ajustadas atrás da orelha, de forma que os óculos não fiquem nem frouxos nem apertados.

    402590_5002036441523_371209689_n

E o formato do rosto? São cinco os tipos principais: quadrado, redondo, oval, triangular e retangular.

  • Quadrado: deve apostar em óculos arrendondados e ovalados, os menos angulares possíveis. Evite armações que chamem atenção para a parte inferior do rosto. O modelo gatinho seria a melhor alternativa.

  • Redondo: fica bem com armações retangulares e quadradas. O queixo e a linha do cabelo são arredondados e a largura do rosto é igual ao comprimento. Neste caso, use armações mais angulares, que afinam o rosto, e evite as redondas ou muito largas.

  • Oval: valem tanto os formatos arredondados quanto os retangulares. A linha do cabelo é arredondada e ele tem o comprimento, mais ou menos, 1,5 vezes maior que a largura do maxilar. Se você tem esse rosto, é uma menina de sorte! Ele é o formato mais harmônico e combina com qualquer armação de óculos.

  • Triangulares: os modelos mais adequados são os tipo aviador e mais ovalados embaixo, para preencher o espaço. Maxilar largo e testa estreita. Os óculos devem equilibrar a parte superior e inferior do rosto. O ideal é usar armações um pouco maiores que a parte mais larga do maxilar.

  • Retangular: a armação deve ajudar a encurtar o rosto dando uma falsa impressão de rosto oval. Experimente hastes decoradas ou em cores contrastantes. Elas podem ser levemente arredondas para suavizar o maxilar.

2a11cff4376249bde1d5b10f35285730

Quem tem rosto pequeno pode usar óculos maiores já quem tem ele maior deve optar por modelos menores, de tamanho compatível. Ou seja, o resultado final deve ser equilibrado. Para disfarçar as lentes grossas, para quem é ceguinha, uma dica é usar armações que chamam a atenção e para quem tem olheiras o bom é investir nos modelos com armações mais grossas e opacas.

2fed02ef5fe7f5bdc137aeddd46cfa4e

Acima de tudo é importante que você encontre óculos que combinem com o seu estilo e caibam no seu bolso mas isso já está resolvido aqui.

Beijos e até semana que vem!